Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Gosto bastante de Direito, mas tenho medo da concorrência e da prova da OAB. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h26 - Publicado em 27 ago 2013, 16h02

Já fiz vários testes vocacionais e todos me indicavam a área de Direito. Pesquisei sobre o curso e me identifiquei bastante, mas tenho medo de não conseguir vaga em uma boa faculdade ou não passar na OAB. Devo insistir na carreira ou procurar outra em que eu me sinta mais confiante?
Enviado por Giovanna Alves

Nas duas últimas décadas houve um grande aumento de cursos na área de Ciências Jurídicas (ou Direito). Porém tanto a avaliação dos órgãos federais (MEC e INEP) como da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) indicam que boa parte dos cursos não garantem uma formação de qualidade.

– Saiba tudo sobre o curso e a carreira de Direito

Como indicador, observe que em média 20% a 30% (dependendo da região do país) dos candidatos ao exame da Ordem dos Advogados (necessário para o exercício da advocacia) são aprovados anualmente. Mas há faculdades que chegam a índices acima de 90% de aprovação. Esta diferença indica que a qualidade do curso de graduação é um grande fator de sucesso no exame da Ordem, que tem como primeiro objetivo justamente garantir que os profissionais tenham a competência necessárias para a boa prestação de serviços – e isso é o que todos desejam, os profissionais, a sociedade e, é claro, você também, não? Este cenário indica que você deve se preparar bem para ingressar nas melhores instituições de ensino de sua região. Para quem não consegue ser aprovado existem cursinhos especializados em preparar formandos e recém-formados para o Exame da Ordem.

Toda escolha envolve um “ato de coragem”. Enfrentar desafios é parte do processo para alcançar um objetivo. Considere que ao determinar um caminho a seguir você canalizar esforços para conquistar seu objetivo.

Leia mais:
– Teste: Direito é mesmo o que eu quero?
– Dúvida: Devo fazer uma segunda faculdade?
– Quero Direito! Como devo me preparar?

Continua após a publicidade
Publicidade