logo-ge

Gosto da área de Exatas, mas também curto Medicina. O que fazer?

Orientador profissional esclarece

Bem o fato é simples, eu estava decidida a fazer Engenharia Química. Porém, também tenho interesse em fazer Medicina, residência em Oftalmologia. Gostaria de saber qual dessas profissões é menos concorrida, qual o salário aproximado de cada uma e quais são as melhores faculdades?
Enviado por Gabriela da Silva Rodrigues

Os vestibulares em Medicina e em Engenharia estão entre os mais disputados, sendo primeiro, em geral, o mais concorrido nas universidades. Em relação ao mercado de trabalho, ambas as profissões apresentam tendência positiva. A Engenharia Química passa por bom momento, na área de produção de biocombustíveis, e também deverá se beneficiar da expansão da exploração de petróleo no Brasil. Outros setores industriais como o alimentício, têxtil, de papel e celulose também apresentam boas perspectivas.

A formação de médicos no Brasil continua necessária, inclusive por conta do controle exercido por órgãos como o Conselho federal de Medicina e o Ministério da Educação no sentido da garantia da qualidade dos cursos, evitando-se a abertura indiscriminada de cursos.

Para pesquisar salários e vagas oferecidas nos últimos seis meses no Brasil ou em regiões de seu interesse, consulte o site Salariometro, que apresenta dados oficiais do governo federal. Para conhecer avaliações de cursos, consulte o GUIA DO ESTUDANTE, que faz um ranking dos melhores cursos do país.

Leia mais:
 – Exatas ou Biológicas – qual área devo seguir?
– Será que Medicina é o curso certo para mim?
 – Engenharia Química é a melhor escolha?