Gosto da área de saúde. Medicina é a única opção?
Orientador profissional esclarece
Não consigo me ver em outra profissão que não seja relacionada à área de saúde. Contudo, sempre escuto que Medicina é muito difícil de passar no vestibular e as faculdades particulares são muito caras. O cursinho realmente ajuda na hora do vestibular? E como saber se Medicina é a profissão certa?Enviado por Flávia F.
O vestibular de Medicina é o mais difícil, não há dúvida. A profissão de médico, além de ser associada à nobre função de salvar vidas, associa-se também à antiga aristocracia brasileira – sempre foi uma profissão ligada às classes sociais mais abastadas, com maiores recursos financeiros. Tais fatores sempre determinaram a valorização desta profissão.
O cursinho ajuda? Sim, pode realmente ajudar, principalmente porque ele se destina a um único objetivo: passar no vestibular. Ele resgata o aprendizado anterior e dá dicas de como se portar diante das provas.
Se você pretende cursar Medicina, prepare-se para dedicar oito ou nove horas de seu dia para os estudos.
Diante da concorrência, considere a possibilidade de ter que reorganizar sua vida, reorientando o tempo que dedicava aos amigos, à família, ao namorado. Saiba também que, em geral, quem passa em Medicina faz, em média, dois anos de cursinho. Ou seja, o ritmo da vida de quem deseja ingressar neste curso sofre fortes mudanças.
Tenha em mente qual o valor que lhe assegura seu objetivo: é a remuneração que espera ou a guarda da vida das pessoas? Qual o valor que lhe orienta? Eles valem a pena? Pense que você passará seis anos em tempo integral (cerca de oito horas por dia) na faculdade, mais algumas estudando para provas, e dois anos no mínimo em residência em um hospital.
Por fim, há outras profissões relacionadas á área da saúde – como Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, entre outras. Dê uma olhada no Guia de Profissões para conhecer essas carreiras e avalie seus interesses ligados à Medicina e à área de saúde.