logo-ge

Gosto das três ciências da natureza (química, física e biologia). Há cursos que envolvam as três?

Orientador profissional esclarece

Amo essas três matérias. O que eu quero fazer é trabalhar descobrindo coisas e facilitando a vida do homem, mas por gostar das três, não sei que curso seguir. Minha ideia era fazer Química, mas tenho medo de me arrepender por focar só nela. O que faço?
Enviado por Laura

A princípio todas as áreas do conhecimento são voltadas para a melhoria das condições de vida do ser humano. O mesmo ocorre em relação ao envolvimento com pesquisa e desenvolvimento de novos saberes e tecnologias. A formação do pesquisador ocorre principalmente por meio da realização de pós-graduação stricto senso (mestrado, doutorado, pós-doutorado). A formação pós-graduada permite inclusive a complementação de saberes de outras ciências em relação à graduação e a interesses específicos que surgem a partir dela.

Há várias graduações que inter-relacionam as chamadas ciências naturais com diferentes focos, entre elas Farmácia, Bioquímica, Nanotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Biomédica, Biotecnologia, Engenharia Ambiental, Ciências Naturais, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Engenharia Agrícola, Oceanografia, Fisioterapia, Educação Física e até mesmo Arqueologia. Mas essa identificação também é relativa, já que o envolvimento com um determinado objeto de pesquisa pode exigir / permitir estudos em áreas complementares.

É comum as pessoas considerarem que os estudos na graduação são uma continuação imediata dos realizados nos ensinos fundamental e médio. Em parte isso é verdade, mas é fundamental que se tenha consciência que o envolvimento com as disciplinas já estudadas ocorre em um nível bem mais complexo e principalmente voltado para um determinado objeto, uma área específica de intervenção sobre a realidade.

Faça uma reflexão sobre os temas (e não apenas com disciplinas) com os quais gostaria de se envolver: meio ambiente, saúde, tecnologias diversas, entre outros. Pesquise então as profissões que se dirigem a esses interesses. Avalie inclusive a composição da grade curricular (visitando sites de universidades. Como sugestão, pesquise as grades no link da Universidade de São Paulo pois é possível inclusive o conteúdo das disciplinas de cada curso).

Você ainda pode visitar sites de centros de pesquisa e de cursos de pós-graduação para ter uma idéia mais ampla da forma como cada um relaciona as ciências naturais aos temas de pesquisa.

Leia mais:
– Conheça as 13 carreiras de Ciências Exatas e Informática
– Engenharia Química é a melhor escolha?