Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Gosto de ajudar as pessoas. Que profissão devo escolher?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52 - Publicado em 23 out 2009, 16h11

Oi, tenho 28 anos e pretendo iniciar minha faculdade no próximo ano. Sou comunicativa, gosto de ler e não gosto de nada que me prenda ou me deixe estagnada. Gosto de me relacionar com as pessoas. Pensei em fazer Direito para ser promotora, pois gosto muito de ajudar os outros. Em meu leque de opções considero Direito, Jornalismo, Ciências Sociais e Cinema, pois gosto de produzir e fotografar. Me ajude a decidir, me dando uma pequena orientação. Lembrando sempre que meu foco está em ajudar de alguma forma as pessoas. O dinheiro é sempre consequência de um trabalho bem feito.
Enviado por Jaque Nunes

Seu desejo em ajudar as pessoas mais diretamente pelo trabalho indica o que podemos chamar de grupo das profissões assistenciais, tais como Direito, Medicina, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, entre outras. Como jornalista ou cineasta você também pode alcançar parte de seu objetivo, mas considere que o jornalismo tem o caráter de transmissão da cultura, assim como a carreira em cinema tem como foco tanto a cultura como o entretenimento.

Quanto à relação “qualidade do trabalho X remuneração”, você está correta; na maioria dos casos ela é diretamente proporcional. Porém atente para o fato de que existem outras variáveis que podem limitar os rendimentos profissionais, tais como valorização social maior ou menor de determinadas profissões, mercado de trabalho, qualidade da formação, aperfeiçoamento pela realização de cursos extracurriculares, formação de contatos profissionais, entre outras. Pesquise e avalie também estas outras determinações para não ser pega de surpresa mais adiante na carreira que escolher.

Publicidade