logo-ge

Gosto de animais e natureza, mas uma doença me impossibilita de seguir carreiras nessas áreas. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Olá! Tenho 23 anos e já tive passagens frustrantes pelos cursos de Letras e Design de Moda, que fiz por falta de outras opções. Minha verdadeira paixão são os animais e a natureza, porém sempre fui desencorajada a seguir as carreiras relacionadas a isso por ser portadora de uma doença que me impossibilita de pegar sol, coisa que eu teria que fazer muito lidando com o ambiente. E agora, devo seguir meu sonho mesmo doente ou procuro outra coisa que se encaixe mais na minha realidade? E quais as opções de carreira para trabalhar com animais?
Enviado por Nadja Guarani

Opções como medicina veterinária, ciências biológicas e zootecnia seriam as mais imediatas para trabalhar com animais. Sua limitação – sobre a qual não foi passada a qualidade de ser total ou parcialmente determinante quanto ao ambiente de trabalho – pode de fato reduzir as possibilidades de atuação profissional. No entanto as profissões oferecem diferentes formas de seu exercício.

Por exemplo, a carreira acadêmica ou a pesquisa em órgãos ou empresas privadas podem ser realizadas sem a exposição frequente ao ambiente externo. Mesmo que em um curso como medicina veterinária você tenha que ir a campo para os estudos regulares (o que pode ocorrer em situação protegida se informada sua necessidade de proteção aos professores), posteriormente você poderá trabalhar em ambientes protegidos, em clínicas e hospitais, em empresas que manipulam produtos de origem animal ou que produzem vacinas e medicamentos.

Procure pesquisar amplamente as áreas de atuação das profissões que lhe interessam, bem como as disciplinas e procedimentos pelos quais um aluno deve passar durante a realização dos cursos. Identifique áreas que possam ser viáveis, entrevistando profissionais inclusive para tirar dúvidas, explicando-lhes suas limitações. Consulte posteriormente médicos especialistas em seu problema para, em conjunto, identificar soluções viáveis para seus interesses.

Leia mais:
– 17 profissões para quem gosta do meio ambiente
– Conheça os 28 cursos de Meio Ambiente e Ciências Agrárias
– Coordenador do Projeto Tamar dá dicas sobre o curso e a carreira de Ciências Biológicas