logo-ge

Gosto de cantar. Será que Fonoaudiologia é uma boa carreira para mim?

Orientador profissional esclarece

Tenho 22 anos. Gosto muito de música, canto desde os 10. Sempre gostei de ler e escrever (adorava as aulas de português, inglês, história e artes). Acabei cursando Letras/Inglês por estar mais ao meu alcance. Tive uma pequena experiência em sala de aula, mas não foi suficiente pra eu saber se gosto ou não de lecionar. Faz um tempo que me interessei por fazer Fonoaudiologia por achar que une as duas áreas que gosto. Ter cursado Letras e cantar desde pequena pode me ajudar caso eu faça Fonoaudiologia?
Enviado por Patrícia S. Oliveira

O fonoaudiólogo é um profissional da área da saúde e trabalha no amparo ao desenvolvimento ou à recuperação das capacidades sensoriais e neurológicas ligadas à audição, à fala, leitura e escrita. Observa e considera questões como a estimulação ambiental necessária para o pleno desenvolvimento da audição e da fala, morfológicas (estrutura óssea e de tecidos) do aparelho da fala e do ouvido, treinamento quanto à percepção dos sons, dificuldades de dicção etc.

– Saiba tudo sobre o curso de Fonoaudiologia na Guia de Profissões do GE

 

Sendo profissional da saúde, seu ambiente de trabalho é, em geral, um consultório e, na maioria das vezes, atende clientes individualmente, situação diversa à já experimentada por você em sala de aula.

Os interesses pelas línguas e por música podem, de fato, contribuir tanto para a identificação com o curso quanto para o envolvimento com áreas específicas de atuação profissional (junto a cantores, locutores, tradutores, apresentadores de programas televisivos, etc).

Procure pesquisar outros aspectos para uma decisão mais consciente como remuneração, áres de especialização, estrutura curricular do curso, contexto atual e projeções do mercado de trabalho.

Leia mais:
– Teste: Você se identifica com Fonoaudiologia?
– Os 6 melhores cursos de Fonoaudiologia do Brasil