logo-ge

Gosto de carreiras muito distintas. Qual delas devo escolher?

Orientador profissional esclarece

Tenho 17 anos, estou em ano de vestibular e até então estava certo de qual carreira seguir, porém acabo de me encontrar em um colapso. Não sei o que quero… Fico em dúvida entre algumas profissões muito distintas como Engenharia Civil, Gastronomia e Matemática Aplicada, gostaria de um auxilio para conseguir me decidir. Muito obrigado
Enviado por Henrique Lessa da Silva

O processo de escolha profissional, como qualquer outra escolha, envolve sentimentos difíceis de se lidar. Por exemplo, nem sempre é possível lidar com o tempo de forma tranquila pois podem haver pressões objetivas de prazos ou das expectativas das pessoas com quem se convive.

Uma escolha sempre envolve dúvida, conflitos em possibilidades igualmente atrativas, sentimento de perda ligado à opção não escolhida. Portanto, é esperado que as pessoas se sintam inseguras quanto a direção a tomar.

O primeiro passo é compreender esse contexto e procurar ficar sereno, pois um processo de reflexão sobre os fatores que determinam a escolha pode dar conta da ansiedade.

Para escolher é necessário conhecer da forma mais ampla possível as possibilidades colocadas. Dedique um bom tempo para pesquisar as profissões por você citadas. Utilize as informações dispostas na seção “profissões e universidades” deste site, pesquise as grades curriculares dos cursos em sites de universidades. Pensar sobre si também é fundamental – interesses, história pessoal, recursos de que dispõe, desafios que queira superar. Por fim, procure analisar o contexto econômico, social e político em que as profissões analisadas estão inseridas.

 Tudo isso é condição necessária mas não suficiente. A solução final passa pela realização de um “ato de coragem”, que significa assumir uma das possibilidades e batalhar muito para que “dê certo”. Ao usar o termo coragem pressupomos que existe risco a ser vivido. Portanto, não existe escolha sem risco, mas escolha com muito risco (aquela feita de supetão, quando se entra de cabeça sem pensar em nada) e escolha com pouco risco, aquela resultante de reflexão aprofundada.

VEJA TAMBÉM

– Teste: Humanas, Exatas ou Biológicas: Que área devo seguir?