logo-ge

Gosto de desenhar mangás, mas ouvi que não dá dinheiro!

Orientador profissional esclarece

Eu sempre gostei de desenhar mangá (quadrinhos japoneses), porém sempre ouvi que isso não dá dinheiro e que eu deveria fazer alguma faculdade em outra área. Então, acabei deixando o mangá como um hobby. Mas não sei o que fazer, estou muito indeciso e preciso de uma orientação urgente porque estou no terceiro ano do Ensino Médio! Obrigado.
Enviado por Eric

Além de sua atração por mangá você não apresenta outros dados que possam ajudar nesta resposta. Nesse sentido, tomando esse interesse como base, os caminhos podem se relacionar, por exemplo, a designer gráfico ou à carreira em multimídia.

O designer (ou desenhista industrial, em português) tem diversas atribuições possíveis, identificadas inclusive pelos nomes dos cursos ligados à área: designer gráfico (que trabalha com informação visual como logotipos, embalagens, sistemas de orientação em prédios, formatação de textos e imagens em publicações, vinhetas publicitárias), designer de produto (concepção e desenvolvimento de objetos considerando critérios estéticos, técnicos e ergonômicos), multimidia (que alia concepção visual ao manejo e à compreensão dos meios tecnológicos – animação, computação gráfica, linguagens específicas como cinema e televisão).

Pesquise estes cursos e avalie se ocorre alguma atração. Verifique também o maior número de elementos em sua pesquisa, como mercado e campo de trabalho, conteúdo a ser estudado, setores de atuação profissional, rotinas e ambientes de trabalho, entre outras várias (sobre as quais você pode obter informações em outras respostas desta seção do site do guia do Estudante).

Leia mais:
– Desenhista da Marvel conta como é o trabalho em grandes editoras de HQs
– O perfil de um estudante da área de Artes e Design