logo-ge

Tenho problema em matemática. Posso fazer Engenharia do Petróleo?

Orientador profissional esclarece

Gosto de física e química, mas tenho um pouco de dificuldade com contas, principalmente em matemática, na parte de álgebra. Isso pode atrapalhar ao seguir uma carreira em Engenheira do Petróleo?
Enviado por Carolina

Todas as engenharias têm como eixo a análise de eventos por meio de modelos matemáticos complexos. Como em todos os outros, nos primeiros anos de Engenharia de Petróleo a carga de conteúdos ligados a cálculo (integral, numérico, vetorial, geometria analítica, etc) é elevada.

>> Saiba quais são as oportunidades para o engenheiro de petróleo

Para quem tem dificuldades em álgebra, e análises que exigem maior abstração em matemática, este é um difícil obstáculo a superar. Se por um lado isso não impede o avanço no curso – desde que você se empenhe, busque apoio em grupos de estudo e em colegas que tenham maior facilidade –, por outro pode gerar certa insatisfação quanto a seus objetivos maiores.

Procure conversar com alunos de graduação em engenharia para obter um panorama mais claro sobre as possíveis dificuldades que poderá encontrar. Você também pode ter contato com os conteúdos estudados em Engenharia investigando as disciplinas do curso e assistindo as aulas veiculadas pela TV UNIVESP referentes a engenharia.