Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Gosto de Física e Geografia. Devo prestar Engenharia de Petróleo?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h37 - Publicado em 11 Maio 2011, 13h39

Gostaria de saber o que eu poderia fazer na faculdade. Gosto de física e geografia. Mas não consigo encontrar o curso certo. Pensei em Engenharia de Petróleo, mas já estão me dizendo que talvez não consiga emprego porque no Brasil só existe a Petrobrás de nacional, o restante são empresas estrangeiras. Também me falaram que cada plataforma só emprega um único engenheiro de petróleo.

Parece haver alguma relação entre as três áreas citadas por você. Não que isto indique um caminho claro e melhor, pois há muitas pessoas que têm dúvidas entre carreiras muito diferentes, e são tão importantes quanto as suas.

Seu interesse por física e geografia provavelmente vem do contato que teve com tais disciplinas no ensino fundamental e médio.

De início, pesquise a grade curricular dos dois curso superiores. Para isto, acesse sites de universidades, principalmente as públicas que apresentam as disciplinas e também o conteúdo que será abordado em cada uma delas.

Contudo, por mais que goste destas matérias no ensino médio, curso superior de Física ou de Geografia pode não ser assim tão interessante ou até podem ser mais quando nos deparamos com os seus conteúdos e disciplinas.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o exercício profissional pode ser bem diferente do que imaginamos quando nos aproximamos da disciplina no ensino médio. Este é um bom motivo para que você pesquise as atividades profissionais da área. Engenharia de Petróleo é a "bola da vez" no Brasil.

Isto se deve aos investimentos que o país fez na área nos últimos anos, à descoberta das jazidas petrolíferas no pré-sal, pela escassez deste recurso natural em âmbito mundial, pela grande disputa pelas precioso mineral.

Por isso o mercado para profissões ligadas à área, seja em empresas públicas como a Petrobrás, seja em empresas privadas nacionais ou estrangeiras, crescerá nos próximos anos. Amplie sua pesquisa.

Conheça outras profissões que também podem lhe interessar, sem abandonar as atuais. Mas faça isso com empenho, pesquise profundamente. Uma boa dúvida é melhor que uma certeza superficial.

Leia mais:
– Será que Engenharia de Petróleo é o curso ideal para mim?
– O curso Engenharia de Petróleo já foi reconhecido pelo MEC?
– Estudei Geografia, poderei trabalhar com petróleo?
– Como está o mercado para quem cursa Geografia?

Continua após a publicidade
Publicidade