logo-ge

Gosto de informática, Economia e Gastronomia. Qual área é melhor?

Orientador profissional esclarece

Tenho dúvida sobre o que fazer. Não sei se faço algo voltado para informática, pois me interesso, tenho até um blog e fiz curso de webdesigner. Porém, gosto também de Gastronomia. Já fiz algumas coisas e as pessoas também gostaram. Economia também é uma opção, já que pretendo fazer um curso de finanças pessoais, mas não sei bem, porque não gosto muito de matemática. Gostaria de sabe qual carreira teria mais chance de emprego e qual eu me daria bem. Pretendo, antes da faculdade, fazer um curso técnico, mas me preocupa a demora pela escolha de um curso superior.
Enviado por Caroline

As tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, número de profissionais qualificados na profissão, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras.

Você tem “experimentado” aproximações em relação a algumas profissões. Aproveite este movimento e faça o seguinte percurso: avalie em quanto seus interesses foram satisfeitos nas áreas com que teve contato. Em seguida, pesquise as perspectivas de mercado e remuneração nestas áreas, consultando publicações especializadas como manuais sobre profissões, sites de associações profissionais e conversando com profissionais.

Por fim reflita em que medida seus valores pessoais podem encontrar formas de realização em conjunto com a questão da remuneração.

Escolher fazer um curso técnico ou de nível superior (para quem já terminou o ensino médio) também é uma decisão que a pessoa precisa tomar. Pense em seus argumentos que apóiam a realização de um curso técnico antes e avalie as vantagens ou desvantagens de ir direto para um curso superior.