logo-ge

Gosto de Letras, mas não quero ser professora. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Gosto de ler e escrever, por isso estava pensando em fazer Letras, para trabalhar com português e literatura. Mas não quero ser professora. Que outra área da profissão poderia dar certo?
Enviado por Rafaela Neves

Há cursos que oferecem opções entre bacharelado e licenciatura, como é o caso do curso de Letras. A diferença está justamente em que a licenciatura permite ao formando lecionar, dar aulas no ensino fundamental e médio. O bacharel é um conhecedor de determinada ciência, podendo aplicá-la quando solicitado, mas não detém as técnicas e o conhecimento e nem autorização legal necessários ao ensino de sua disciplina.

Na licenciatura você terá aulas como metodologia do ensino, além de ter que passar por estágios obrigatórios de acompanhamento de aulas, o que poderá lhe indicar os primeiros passos de como se portar diante de seus alunos.

Como ocorre em todas as profissões, o exercício e a experiência ao longo dos anos podem despertar interesses não presentes de início. Muitos professores "descobrem" novos interesses diante da prática concreta.

Se a carreira docente não lhe for conveniente ou satisfatória, saiba que o graduado (o bacharel) em Letras também pode atuar como revisor de textos (que faz a correção gramatical e dá indicações estilísticas) em editoras e órgãos de imprensa, como assessor em agências de publicidade ou em empresas que produzem informativos impressos dirigidos a públicos internos e externos, como tradutor (se for habilitado em outra língua) por dominar expressões e sentidos próprios à cultura da língua estudada. Note que "gostar de ler e escrever" é um interesse que pode ser desdobrado em muitas outras profissões.

Por outro lado, tais interesses denotam competências linguísticas básicas que devem estar presentes em todas as profissões. Procure ampliar sua pesquisa, investigando profissões como Jornalismo, Produção Cultural, Produção Editorial, Educomunicação, Tradução e Interpretação, Estudos Literários e outras na seção profissões e universidades do site do Guia do Estudante.

Leia mais:
 – Como ter certeza de que Letras é a melhor opção?
– Quero ser escritora, mas dizem que Letras não dá dinheiro. O que eu faço?