logo-ge

Gosto de muitas profissões. Como escolho o que fazer?

Orientador profissional dá dicas para lidar com as dúvidas

Eu fui jovem aprendiz na área de Administração e gostei (trabalhei no financeiro), mas também adoro Educação Física e Nutrição. Eu preciso iniciar minha faculdade no próximo ano e não sei como escolher. Tenho medo de fazer Educação Física ou Nutrição e perder minha oportunidade na empresa que estou agora. Também penso na parte econômica. O que devo fazer?

Brenda

Oi Brenda!

As vantagens / desvantagens de uma profissão dependem do sistema de valores que se usa para avaliá-la, bem como das condições concretas que você detém em determinado momento da vida.

Remuneração, ambiente de trabalho, possibilidade de ascensão na carreira, rotina e horários de trabalho, tipo de vínculo (autônomo, empregado, funcionário público), possibilidade de trabalho em pesquisa, enfim, vários são os fatores que podem atrair ou afastar uma pessoa de uma profissão. E como cada pessoa traz seus próprios valores, avalia de forma diferente as profissões.

Comece refletindo sobre seus interesses pelas profissões citadas: desde quando pensa sobre elas? Conhece profissionais desses campos? Conhece as diferentes grades curriculares dos cursos?

Envie sua pergunta aos nossos orientadores!

É fundamental que você pesquise muito bem os vários elementos que formam o contexto dessas profissões. Considere também o planejamento relacionado ao preparo para o ingresso nas universidades, recursos financeiros necessários, eventuais programas de auxílio (como Prouni e Fies do governo federal ou bolsas de estudo de entidades / universidades privadas, além de avaliar se pode participar do programa de cotas nas universidades federais por meio do SISU).

Para encontrar uma “solução” para suas dúvidas você precisará buscar muita informação, refletir bastante sobre os riscos próprios de cada opção, preparar-se para enfrentá-los e considerar que qualquer que seja a escolha você terá que lidar com perdas parciais. Feita a escolha de forma corajosa e consciente, assuma-a com coragem e continue e conquistar seus objetivos.