logo-ge

Gosto de Odontologia, mas não quero trabalhar em consultório. Existe outra área de atuação?

Orientador profissional esclarece

Gosto de Química e Biologia, dizem que meu perfil é de dentista e meus testes vocacionais também apontaram para Odontologia. Apesar de eu ter adorado a grade curricular do curso, não quero viver trancado em um consultório o dia inteiro. Existe outra área de atuação?
Enviado por Gustavo

Inicialmente, relativize as “certezas” que parece já terem se consolidado. A ideia de que existe um “perfil” profissional que se encaixa no “perfil pessoal” é bastante equivocada. As profissões mudam ao longo do tempo, as pessoas também se transformam diante de suas experiências e também há diversas formas de exercer uma profissão com diferentes estilos. Em que se baseiam as pessoas que lhe dizem que você tem “perfil” para ser dentista? Qual é essa perfil?

Por outro lado “testes vocacionais” podem apenas auxiliar o processo de escolha. Colaboram para identificar parcialmente como você “está sendo” (e não “como é”, já que todas as pessoas se transformam ao longo da vida), seu ponto de partida, não o de chegada; não apontam “quem você deseja ser”. Escolher é fundamentalmente poder interferir no futuro, em seu futuro. Além disso, para que possam ser considerados como fonte de informação é necessário que os testes sejam aplicados sob determinadas condições e acompanhados de outras informações sobre você, sua vida.

Há muitos outros elementos a serem considerados no processo de escolha profissional como a estrutura dos cursos, as atividades que podem ser realizadas, possibilidades de desenvolvimento se carreira, análise do contexto social e econômico em que determinada profissão se insere.

Outros fatores que os testes não exploram é a condição sócio-econômica; a dinâmica do trabalho em nossa sociedade; desafios que você queira se propor e dificuldades que deseja superar; o aprofundamento das imagens profissionais com as quais você já teve contato.

Quanto às atividades do odontólogo, praticamente todas elas são mesmo realizadas no ambiente do consultório como cirurgias buco-maxilares, implantes, restaurações, endodontia, ortodontia, etc, mas também pode atuar em hospitais. O graduado na área pode rumar para a carreira acadêmico-científica (tornar-se professor universitário e pesquisador) se realizar estudos de pós-graduação stricto senso (mestrado e doutorado).

Observe que há outras carreiras que desenvolvem conteúdos ligados a Biologia e Química, como Farmácia e Bioquímica, Ciências Biológicas, Biomedicina, Medicina, Biotecnologia, e mesmo Engenharia Ambiental e Agronomia. Lance-se a uma ampla pesquisa e considere mais elementos em seu processo de escolha.

Leia mais:
– TESTE: Odontologia é a sua cara?
– Conheça 23 cursos na área de Saúde