logo-ge

Gosto de planejar e gerenciar projetos. Devo seguir a carreira financeira?

Orientador profissional esclarece

Tenho muita afinidade com planejamento e gerenciamento de recursos e ideias, assim como lidar com riscos e investimentos, desafios e situações onde posso oferecer soluções para diversos problemas. Quero algo que nunca me deixe entediada e onde posso estar sempre crescendo e aprendendo, participando do crescimento e desenvolvimento da empresa. Devo seguir a carreira financeira, ou procurar algo relacionado a sistemas?
Enviado por Virginia

As atividades elencadas por você se referem de maneira geral às profissões que se ocupam da organização das empresas, ou seja, aquelas voltadas para o planejamento, direção e controle do funcionamento de empresas públicas ou particulares de forma a garantir a maior eficiência possível.

Há diversas profissões que se ocupam desse tipo de objetivo: Administração, Relações Internacionais, Economia, Engenharia de Produção, Gestão Ambiental, Produção Cultural, Ciências Contábeis, entre outras.

Mesmo profissões como Medicina podem levar a este tipo de atividades, quando o médico segue carreira na esfera da gestão de hospitais ou sistemas de saúde.

Seria importante que você investigasse a estrutura administrativa de empresas de diversos setores da economia para identificar como elas administram sua ações. Em geral elas se organizam em diretorias ou departamentos ligados à administração geral, administração financeira, produtiva (tecnológica, industrial, de serviços), de recursos humanos.

Nas diversas diretorias profissionais de variadas formações, podem construir carreiras executivas. Por exemplo: pedagogos podem se ocupar do planejamento e gerenciamento quando se trata de escolas ou empresas ligadas a atividades educacionais.

Há também uma modalidade de curso de pós-graduação denominada MBA (“master in business administration”, ou mestre em administração de negócios) que se dirige à capacitação de todo profissional que se envolve em sua carreira com atividades de planejamento.

Procure mudar um pouco o foco de sua pesquisa: pesquise os temas com que se envolve, os “objetos” de seus interesses e procure profissões que possam contemplá-los. Em seguida investigue de que forma a construção da carreira nessas profissões podem levar a assumir funções de planejamento.

Leia mais:
– Conheça as 20 carreiras de Administração e Negócios
– Administração é a melhor opção?