logo-ge

Gosto de psicologia e tecnologia, mas não sei que curso escolher

Orientador profissional dá dicas para lidar com as dúvidas

Farei 17 anos e vou começar a fazer cursinhos preparatórios para o Enem e os vestibulares. Eu tenho bastante dúvidas em relação a cursos, pois gosto de tudo, principalmente de Psicologia. Mas não tenho certeza se é o curso que desejo realmente fazer, pois também adoro tecnologia. Nas matérias da escola, eu me dou bem geralmente com todas, menos com física, e mais ou menos com química. Matemática eu posso me dar muito bem, basta eu querer. O que faço?

Rafaela

A grande maioria das profissões voltadas para o desenvolvimento de tecnologias apoiam-se em conhecimentos das ciências apontadas por você como de menor domínio escolar: física e química. Também se sustentam pela intensa utilização de modelos e cálculos matemáticos.

Envie sua pergunta aos nossos orientadores!

A princípio isso não impede que você busque formação nessas áreas; no entanto, observe que poderá ter mais dificuldades em seguir o curso, exigindo maior esforço na superação de eventuais dificuldades.

Por outro lado, há um grande número de profissões ligadas à tecnologia, desde as várias engenharias, passando por farmácia e bioquímica, nanotecnologia e sistemas de informação, por exemplo. Procure pesquisar cada uma delas identificando seus objetivos centrais e as disciplinas que compõem suas grades curriculares para avaliar concretamente os desafios a enfrentar e em quanto elas poderiam satisfazer suas expectativas.

Feita essa pesquisa, aprofunde também seus conhecimentos sobre a carreira em psicologia e compare outros aspectos como perspectivas de mercado (remuneração, oferta de emprego) e campo de trabalho (possíveis áreas de atuação), ambientes de trabalho, rotinas, conhecimentos e habilidades mais envolvidas no desenvolvimento das carreiras. Não há uma regra para ponderar cada um desses elementos, pois a avaliação depende de seus valores pessoais.