logo-ge

Há espaço para jovens na área de Ciências Sociais?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de fazer o curso de Ciências Sociais, mas em que áreas alguém que ainda está o cursando ou se acabou se formar pode trabalhar? Tenho dúvidas, pois, geralmente, quando vejo sociólogos, cientistas políticos e antropólogos, eles são sempre pessoas mais velhas. Como alguém que está começando pode tem chances?
Enviado por Sérgio Araújo Jr.

De início, damos parabéns por sua pesquisa prévia. Verifica-se que você sabe que o curso de Ciências Sociais pode oferecer ênfases em sociologia, ciências políticas e antropologia. Isso indica que você pesquisou a estrutura curricular em ciências sociais, o que pode encaminhar seus interesses. Saiba também que a política geral para o ensino superior determina que isso não seja oficial, ou seja, que os cursos ofereçam todas as habilitações referentes à área de formação. Nesse sentido, pesquise a faculdade que deseja cursar.

Quanto à área de atuação, você conseguiu identificar o que pretende desenvolver? Se não, não se preocupe por enquanto. Durante os primeiros anos do curso você terá mais informações, contatos com professores e profissionais que lhe ajudarão a construir seu projeto profissional. Uma nova escolha ser-lhe-á apresentada, mas você terá mais elementos a ponderar neste momento.

O ingresso no mercado de trabalho é sempre difícil. O fato de identificar cientistas sociais mais “velhos” – o que pode ser visto nos meios de comunicação de massa – liga-se a diversos fatores, como momentos políticos ou sociais importantes. A mídia, nos períodos eleitorais ou crises sociais de certa envergadura, como a que está ocorrendo no Rio de Janeiro, por exemplo, convoca profissionais experientes e com respeitabilidade social, para o esclarecimento e análise dos acontecimentos. Profissionais experientes e com respeitabilidade normalmente são aqueles que chegaram o topo da carreira e por isso são mais velhos. Mas, não é preciso lembrar que eles também já foram novos.

Considere que uma carreira é construída por vários elementos: uma boa formação (graduação em uma faculdade de qualidade), formação continuada (posterior à graduação), identificação de uma área específica de interesse, bons estágios, orientadores que possam lhe indicar caminhos produtivos, compromisso quanto ao objeto de estudo e trabalho, oportunidades que se apresentam, entre outros

Leia mais:
– Será que Ciências Sociais é o curso certo para mim?
– Como é o curso de Ciências Sociais?
– Qual curso devo fazer para ser político?
– O que devo estudar se gosto de Humanas?