logo-ge

Há grandes oportunidades para Engenharia de Produção na região Norte?

Orientador profissional esclarece

Pretendo cursar Engenharia de Produção, porém moro no Amazonas e não sei de fato se o mercado nessa região é propicio, além disso tenho medo de ficar 5 anos na faculdade e ficar sem emprego no final. Como anda o mercado na região Norte para esse profissional?

Enviado por Adna Lima

O maior campo da atuação para este engenheiro é a indústria. No entanto, como sua formação se dirige para a construção de elos entre as atividades essencialmente técnicas e aquelas dirigidas à administração, ele acaba encontrando colocação nos mais diversos tipos de empresas.

– Conheça o curso e a carreira de Engenharia de Produção

O polo industrial de Manaus (com suas aproximadamente 600 indústrias), as indústrias pecuária, metalúrgica e siderúrgica e as empresas ligadas às atividades extrativistas e de mineração são opções para o ingresso no mercado.

Objetivamente, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), houve nos últimos 6 meses a contratação de 44 profissionais no Amazonas e 11 no Pará em cargos com a denominação de engenheiro de produção nos últimos seis meses (fonte: http://www.salariometro.sp.gov.br). Deve-se considerar que alguns profissionais são contratados sob outras denominações, o que poderia ampliar um pouco estes números.

No mesmo período, houve 650 contratações no estado de São Paulo, obviamente por conta da atividade industrial presente neste estado. Avalie tais dados de forma a construir um projeto profissional consistente.

Leia mais:
– Veja curiosidades e saiba mais sobre as carreiras de Engenharia
– Teste: O curso de Engenharia de Produção é o mais indicado para você?
– Qual a diferença entre Administração e Engenharia de Produção?