logo-ge

Hotelaria ou Turismo: qual destas carreiras é a mais promissora?

Orientador profissional esclarece

Estou em dúvida entre Hotelaria e Turismo, gosto de ambas, afinal, elas têm muito em comum. Contudo, apenas Hotelaria me dá uma visão mais exata do que realmente seja a profissão. Mas falando delas financeiramente, qual tem mais chances de me proporcionar um futuro mais promissor?
Enviado por Flávio Souza

A área de Turismo e a de Hotelaria estão muito relacionadas. Quando uma está em ascensão a outra também está.

A Copa do Mundo que será realizada no Brasil necessariamente vai aquecer tanto o setor de turismo quanto o de hotelaria, assim como já fazem a temporada de Fórmula 1 e Fórmula Indy no Brasil. Vários outros eventos como feiras de setores específicos da economia também fortificam as duas áreas.

A existência de cursos universitários neste campo tem a ver com a profissionalização do setor. O Brasil ainda explora pouco sua indústria do turismo (tanto interno quando externo).

 

Não estão disponíveis dados para afirmar qual oferecerá melhores perspectivas no futuro. Mas é fundamental que você tenha muito claro para si as diferenças entre os dois trabalhos assim como a diferença entre os cursos de formação.

Entretanto, podemos observar os salários de admissão pagos nos últimos meses: um recepcionista de hotel com formação universitária, segundo o site “Salariômetro”, contratado nos últimos seis meses, recebeu R$ 985,00 no Rio de Janeiro, enquanto um agente de viagem com o mesmo grau de formação em inicio de carreira na mesma cidade foi contratado por R$ 1.046,00.

É importante observar que as duas profissões têm jornadas de trabalho diferentes da média. Em hotéis, por exemplo, quase sempre as folgas são variáveis, assim como em turismo, dependendo do setor em que trabalha.

Leia mais:
– Será que Turismo tem a ver comigo?

– Hotelaria pode ser uma boa carreira para mim?

– Turismo paga bem e dá estabilidade?