Igual Maria de Fátima: 4 cursos para quem quer ser influencer
Vilã da novela 'Vale Tudo' diz que fez até cursos para ser influenciadora digital. E não que eles existem de verdade?

O remake de “Vale Tudo” mal começou e Maria de Fátima (Bella Campos) já está um passo mais perto de realizar seu grande sonho: ser uma influencer de sucesso. A vilã da novela global agora tem um perfil de verdade no Instagram, que até a publicação deste texto somava quase 25 mil seguidores.
Mas piadas à parte – já que ninguém quer se inspirar de verdade na personagem – a filha de Raquel (Taís Araújo) não errou em tudo quando expressou seu desejo em ser uma influenciadora. No primeiro capítulo, ela diz para a mãe que esta é uma profissão séria, e que está até estudando para se profissionalizar. E não é que estes cursos existem mesmo?
Reunimos opções para quem sonha com a carreira – algumas rápidas e baratinhas, que podem ser feitas de casa, e outras que garantem um diploma de Ensino Superior! Confira.
+ Como era o Brasil no ano em que ‘Vale Tudo’ estreou pela primeira vez
1 – Fotografia profissional para Instagram
A professora aqui entende do assunto! Mina Barrio, influenciadora digital, ensina as principais técnicas para fotografar e editar imagens para o Instagram. Ela também te ajuda a montar um projeto que faça sentido visualmente para a sua página. O curso é online e oferecido pela Domestika – saiba mais!
2. Tecnólogo de influenciador digital
Com aulas EAD (à distância) e duração de 4 semestres, o curso tecnólogo de Influenciador Digital promete te diferenciar de outros profissionais do mercado. Entre as habilidades ensinadas ao longo dos dois anos, estão gestão de redes sociais; design; edição de vídeos e fotos; copywriting e produção de conteúdo. Para saber mais sobre o curso da Cruzeiro do Sul virtual, acesse a página oficial no site.
3. Marketing de influência

Essa é uma boa aposta para quem quer ser influencer, mas também para aqueles que querem apenas trabalhar com um, ficando nos bastidores. O marketing de influência une técnicas já conhecidas desta área com novos conhecimentos para engajar e alcançar novos públicos consumidores no meio digital. Neste curso livre da Estácio, são 18 horas de aula que conferem um certificado ao final. Saiba mais aqui.
4. Analista de mídias sociais

O mais “tradicional” desta lista: um curso de analista de mídias sociais para quem tem sua carreira baseada nestas plataformas. A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) oferece uma opção de curta duração, com apenas 15 horas. Segundo descrição da universidade, o curso é “para quem quer atuar no campo de análises de mídias sociais ou gerenciar perfis sociais de empresa, marca ou produto”. Ao longo das aulas, você aprenderá sobre o papel das redes sociais na vida das pessoas, como construir uma marca, estratégias de conteúdo e relacionamento, entre outros tópicos. Para saber mais, acesse o site.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.