Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Insegurança na escolha da profissão, o que fazer?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 4 out 2009, 09h35

Eu curso o 1° ano do Ensino Médio e eu estou começando a prestar vestibulares seriados. O problema é que tenho muitas dúvidas na minha escolha. Quando penso em uma determinada profissão, tenho medo de não conseguir exercê-la.O pior é que sinto muita insegurança em relação a isso. O que fazer?

Enfrentar o desafio! Toda escolha sempre envolve riscos, o que nos coloca em alerta. Como você ainda está no começo de seu processo de escolha, parece se assustar com a dimensão da tarefa, provavelmente porque seu conhecimento sobre as profissões ainda é muito superficial.

O melhor a fazer, como ainda tem bastante tempo, é ser paciente consigo mesma. Faça suas pesquisas sobre as profissões sem grande compromisso no início; busque conhecê-las, sem pensar em escolhas por enquanto. À medida que se aprofundar no conhecimento sobre as profissões, sobre si mesma (seus interesses, sua história pessoal) e sobre os elementos da realidade que estão em torno de sua escolha, você gradativamente adquirirá maior confiança e poderá selecionar profissões que realmente disputarão seu interesse.

Publicidade