logo-ge

Já faço duas faculdades mas não paro de pensar em começar outras. O que eu faço?

Orientador profissional esclarece

Estou totalmente perdida. Curso Letras e Comunicação Social, mas fiquei arrasada com a desregulamentação da profissão de jornalista, pois isso a desvaloriza. Também não estou gostando de Letras. Já comecei um curso de economia também. Pensei até em fazer novamente vestibular para Arquitetura ou Psicologia ou me especializar em Marketing se eu continuar em Comunicação. No fim, acho que meu pai tem razão: a área que traz mais retorno financeiro é a da saúde. Quero algo em que eu possa ser valorizada, feliz e que me dê dinheiro.
Enviado por Anônimo

Valorização, prestígio, reconhecimento social, felicidade, motivação nas tarefas cotidianas e retorno financeiro são questões presentes em praticamente todas as nossas escolhas, mas não de forma idêntica em todas as pessoas e nem com a mesma força em cada uma.

Vá por partes. Quais são os valores mais importantes para você? Em seu projeto de vida, como você se imagina daqui a alguns anos? Que desafios valem a pena ser enfrentados? Informe-se também, extensa e claramente, sobre aas profissões.

Por exemplo, não houve “desregulamentação” da profissão de Jornalismo e sim o fim da exigência do diploma de jornalista para seu exercício. Isso faz diferença. Além do fato de que há inúmeros jornalistas consagrados que nunca fizeram curso superior.

Por outro lado, a área de Saúde contempla várias profissões (como Medicina, Nutrição, Farmácia e Psicologia) com remuneração bastante variável.

Portanto, mãos à obra: quanto mais cedo você começar a pesquisar, maior segurança você terá para responder às próprias perguntas. Bom trabalho.

– Guia de Profissões