Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Já sou formada, mas ainda não sei o que quero fazer

Orientador profissional esclarece

Por redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h30 - Publicado em 7 dez 2016, 19h43

“Já tenho uma formação em Direito, mas não estou feliz. Sinto que tenho muito potencial, mas não consigo definir o que quero. Já pensei nas coisas que gosto de fazer, música e vídeos, mas não boto fé nelas como sucesso profissional. Quais passos devo seguir?”

enviado por Nathalie

graduado

Independentemente de você já ter uma formação universitária, você vai precisar percorrer todas as etapas de uma nova escolha. Comece por pesquisar a descrição de cada uma das profissões. Descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses.

Avance e busque avaliar sua história pessoal, no sentido de que valores você traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.

Busque então se informar sobre o trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias, as formas de vínculo trabalhista que existem. Imagine os ambientes de trabalho, as rotinas, o tipo de relações com outras pessoas que as profissões estabelecem, a que objetivos sociais elas se destinam.

Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que você correrá com confiança.

Continua após a publicidade
Publicidade