logo-ge

Jornalismo ou História? Qual curso é melhor para quem quer prestar concursos públicos?

Orientador profissional esclarece

Olá! Estou em dúvida de que vestibular devo fazer: História ou Jornalismo? Tenho planos de prestar concursos públicos futuramente. Em qual carreira posso aproveitar mais?
Enviado por Larissa Fonseca

A abertura de vagas no setor público a serem preenchidas por concurso depende das necessidades específicas dos órgãos que as demandam. Uma parte das vagas apenas solicita graduação em curso superior, sem distinção de área. Em outras, a formação exigida depende da natureza do órgão (educacional, segurança pública, sistema fazendário e fiscal, etc) e ao perfil da vaga a ser ocupada. A variação da procura de profissionais de áreas de formação específicas depende, portanto, do setor governamental que apresente em certo contexto maior demanda em função da implementação de políticas públicas, do crescimento de determinado setor econômico, de deficiências na qualidade de prestação de serviços, entre outros fatores.

Nestes casos, não há como apontar que carreira é mais “procurada”. Uma rápida pesquisa na internet poderá lhe dar a dimensão e o perfil das vagas. Há um grande número de sites e portais dedicados ao anúncio de concursos públicos; mas observe que as vagas variam ao longo do tempo, pois há setores que precisam mais de determinados profissionais em certa época que em outras.

A formação em direito, no entanto, tem uma particularidade: o bacharel em ciências jurídicas pode seguir a carreira como advogado (contanto que seja aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil) ou a carreira jurídica (promotoria, defensoria pública, magistratura, etc); neste caso, necessariamente a atuação se dá por vínculo direto com o Estado e o acesso ocorre por meio de concurso público.

É importante que você considere em sua escolha não apenas a formação que lhe facilitaria o ingresso no setor público. Saiba, por exemplo, que há inúmeros cursos livres que preparam para concursos, constituindo turmas que estudam o conteúdo específico de cada concurso. Leve em consideração não apenas a forma do vínculo de trabalho, mas, sobretudo seus interesses quanto ao objeto de trabalho com o qual deseja se envolver. Em outras palavras, no primeiro momento, “qual profissão seguir” deve anteceder à pergunta “de que forma eu trabalharei”.

Leia mais:
– Quais profissões possibilitam fazer concursos públicos?
– Se eu cursar Administração posso prestar concurso público para qualquer área?