logo-ge

Luto pelo meu sonho ou aceito fazer um curso menos concorrido?

Orientador profissional esclarece

Meu sonho é ser médica, mas por ser concorrido, difícil de passar, estava me convencendo de tentar enfermagem. E agora? Luto pelo meu sonho ou aceito fazer um curso menos concorrido?
Enviado por Laís

Laís, trocar uma profissão por outra que se considera parecida é muito temerário. Será que enfermagem e medicina são tão parecidas assim?

O perigo está na construção de uma idéia fantasiosa de que você será “quase médica”, o que em absoluto é verdade. Se isso ocorrer, é provável que no exercício da enfermagem você sinta uma frustração muito grande. Mas, caso busque informações a respeito da nova profissão e ache que tem a ver com você, além de assumir descartar de vez a idéia de ser médica, pode ser uma excelente opção.

O maior risco reside na idéia de prestar vestibular para as duas profissões e deixar que o concurso “decida” por você. Esta forma de agir é um caminho rápido para o abandono do curso, aumentando a taxa de evasão nos primeiros anos dos cursos universitários, porque na verdade a pessoa não escolheu de fato, não se comprometeu com sua decisão.