logo-ge

Matemática e Comunicação, dá pra conciliar?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de uma profissão que mexesse com a Matemática e com o público. Amo Matemática e penso em fazer Engenharia de Alimentos, mas percebi que tenho facilidade em Comunicação, e não queria desperdiçar isto! O que faço? Há alguma profissão que se encaixe?
Enviado por Rebeca

Durante a vida desenvolvemos vários interesses e “paixões”; afinal estamos sempre em transformação, nos construindo e renovando.

Sua “facilidade em Comunicação” pode encontrar expressão em inúmeras profissões, dependendo da forma como as exerça. Esta é uma habilidade necessária para a condução de atividades em equipe, junto a clientes, alunos, como palestrante ou consultor; enfim, praticamente todas as profissões permitem que este seja um diferencial.

Ser “apaixonada” por Matemática também não aponta para alguma carreira específica. Carreiras ligadas a Administração e Negócios, Ciências Exatas e Informática, Engenharias e Ciências Agrárias utilizam modelos matemáticas para o desenvolvimento de suas atribuições. Esta também é uma habilidade que pode contribuir para o bom desempenho de inúmeras carreiras.

Nem sempre conseguimos sintetizar nossos diversos interesses no campo profissional, o que não significa que devemos deixá-las de lado. Além do exercício profissional, há diferentes formas de contemplá-los, como estudos livres ou atividades de lazer por exemplo. Por outro lado, mesmo que escolhamos carreiras que parecem e mesmo possam unir nossos interesses pessoais, devemos contar com outros fatores como oportunidades que às vezes são tão específicas que não conseguimos alcança-las.

O mais adequado é considerar seu processo de escolha como estando no início. Informe-se sobre todas as profissões na seção Profissões e Universidades deste site e descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses.

O segundo passo é avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.

Busque então se informar sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade, principalmente em relação às profissões que estejam disputando sua escolha: variações da economia, os projetos políticos em jogo, desenvolvimento de novas tecnologias, remuneração média são alguns dos elementos a serem considerados.

Escolhe uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões expostas.

Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos que correrá com confiança e conscientemente.

Leia mais:
– Confira dicas para escolher o futuro profissional
– TESTE: Gosto de Comunicação. Qual curso devo fazer?