logo-ge

“Medicina, Ciências Biológicas ou Biomedicina?”

Orientador profissional esclarece

Estou muito indecisa entre Medicina, Biomedicina e Ciências Biológicas. Gosto muito de estar dentro do laboratório e fazer análises (estou cursando Técnico em Patologia). Eu queria mesmo fazer Biomedicina, mas muitas pessoas dizem que esse curso é fraco, que é ruim… Eu fico com medo de escolher e me arrepender. Já Ciências Biológicas eu acho que tem muita coisa que não me interessa, como a parte de plantas e animais (como bichos), eu gosto de anatomia, microbiologia, parasitologia… Acho que Ciências Biológicas tem muita coisa que não se encaixa comigo. Agora o que falar de Medicina? É um vestibular muito concorrido e tenho medo de não passar. Sei que vou gostar do curso porque vou aprender tudo que gosto. Gostaria de saber a diferença principal entre os três.
Enviado por Joyce

O curso de Medicina é o mais concorrido em todos os vestibulares, principalmente porque supostamente garante reconhecimento social e bons salários. Isso pesa em sua escolha? Quanto a "balança da escolha" pende para um lado ou outro quando você coloca nos pratos interesses pessoais e padrão sócio-econômico?

O biomédico é um profissional que, se bem qualificado, encontra bom mercado de trabalho. Ele pode atuar em análises clínicas (exames laboratoriais para identificar doenças, anomalias, para descrever características de células e microorganismos), em centros de pesquisa (para identificar perfis genéticos, por exemplo), entre outras possibilidades.

Pode também trabalhar em hospitais, em institutos ligados à saúde pública ou ao saneamento básico (controlando a qualidade da água que bebemos) e à qualidade dos alimentos (estudando os meios de controle da proliferação de microorganismos nocivos à nossa saúde).

Para obter mais informações, consulte o Guia do Estudante, bem como os sites do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biomedicina. Lembre-se: dificilmente você encontrará um curso que traduza em sua grade curricular – nas matérias que o compõem – todas as suas expectativas. Sua identidade profissional será formada também pelos estágios que realizará e por outras contingências (novas escolhas…) que a vida lhe apresentará.