logo-ge

Medicina ou Administração?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de cursar Medicina Pediátrica, mas como a concorrência é muito grande e o tempo de estudo deve ser 24 h para obter um bom desempenho, acho que não conseguiria, pois tenho que trabalhar. Pensei em fazer Administração, pois já trabalho no ramo, e prestar medicina quando me estabilizar. Será que essa é a melhor decisão?
Enviado por Claudiana de S. Carvalho

Medicina é, historicamente, um dos cursos mais concorridos no vestibular. Sua visão de que é necessário muito tempo de estudo durante o curso é também correta, pois as disciplinas são complexas, o curso é em período integral.

 Diante de tais dificuldades, torna-se clara a necessidade de um bom planejamento que envolve disponibilidade de tempo, manejo de recursos financeiros, disciplina e envolvimento com os estudos.
Tais fatores dependem da realidade que você vivencia e em que medida pode interferir nos obstáculos que encontra nela. Por exemplo: você depende da renda que gera com seu trabalho, como parece afirmar; é possível ao longo de algum tempo guardar recursos para iniciar mais adiante o curso? Que atividades você poderia exercer no tempo que eventualmente tiver disponível durante o curso? Atualmente você pode fazer cursinho pré-vestibular? Que tempo dispõe para estudar fora da sala de aula?

Por outro lado, construir uma carreira mais próxima da prática profissional atual – Administração, no seu caso – é um caminho que muitos jovens realizam, inclusive porque isso pode significar ascensão na estrutura organizacional em que está inserido. Considere que com o passar do tempo, novas responsabilidades pessoais e profissionais aparecerão. Compromissos firmados junto à equipe de trabalho, a busca de melhores oportunidades, compromissos familiares e financeiros assumidos entram no rol de novos elementos que deverão surgir e que irão compor seu novo momento de escolha, caso opte por novamente tentar o ingresso em medicina.

Avalie suas possibilidades, seus desafios, os caminhos para superá-los e faça uma escolha consciente. O fato é que o ingresso no vestibular não depende apenas do esforço pessoal; nossa sociedade ainda apresenta desigualdades sociais que interferem fortemente em nossa liberdade de escolha. Reflita também sobre isso; quem sabe você pode colaborar para mudar tal situação.

Leia mais:
– Medicina foi a escolha certa pra mim?
– O que você precisa saber sobre Administração
– Medicina – Na Real
– Vida de Estagiário – Administração