logo-ge

Medicina Veterinária ou Zootecnia?

Orientador profissional esclarece

Quero trabalhar com animais da área rural. Qual a melhor escolha de curso: Medicina Veterinária ou Zootecnia?
Enviado por Matheus

O zootécnico é o profissional orientado para a criação de animais e aproveitamento de seus produtos. Envolve-se com o cuidado da saúde de rebanhos, trabalhando em geral em parceria com o médico veterinário. Pesquisa e realiza cruzamentos de forma a promover o melhoramento genético de raças e aumentar a produtividade e rebanhos. Pode também trabalhar na melhoria da qualidade de rações e na indústria de produtos alimentícios de origem animal. Os profissionais de Zootecnia encontram maiores oportunidades nas regiões rurais.

Mas há órgãos – principalmente governamentais – que demandam seu trabalho em centros urbanos também. O Brasil vive um momento de expansão de sua indústria alimentícia, inclusive de alimentos de origem animal. O beneficiamento industrial de tais produtos depende da boa qualidade e do controle da criação, o que indica a ampliação de ofertas de emprego.

O curso dura em média 5 anos e envolve o estudo de disciplinas básicas ligadas a biologia e zoologia. Estudos relacionados à genética, nutrição, condições ambientais e climáticas para a produção de animais, técnicas de inseminação, doenças que acometem animais fazem também parte dos estudos. Consulte a grade curricular do curso em sites de universidades. No site da USP é possível, inclusive, ter acesso ao conteúdo de cada disciplina.

O médico veterinário cuida da saúde dos animais, desde as práticas preventivas e de manutenção da saúde até atividades de tratamento e cura de doenças. Pode receitar medicamentos e realizar cirurgias. Pode se ocupar de animais de variados portes. Outra função importante é o controle de alimentos de origem animal, atuando na vigilância sanitária. Este profissional também é fundamental no cuidado da saúde de animais que vivem em meio rural.

Compare a grade curricular de Medicina Veterinária com a de Zootecnia e procure identificar que conteúdos mais lhe chamam a atenção. Amplie sua pesquisa investigando salários praticados pelo mercado, consulte órgãos de classe das duas categorias (associações, sindicatos) e revistas especializadas nas profissões (facilmente encontráveis na internet).

Leia mais:
– TESTE: Será que Medicina Veterinária é o curso certo para você?
– TESTE: Zootecnia é a melhor opção para mim?