Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Minha família faliu e tranquei a faculdade. Em qual área devo retomar os estudos?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h34 - Publicado em 18 mar 2010, 17h00

Já fiz dois anos e meio de Direito em universidade particular. Mas minha família faliu e tranquei a faculdade, há três anos. Além disso, não conheço bem o cotidiano de um profissional dessa área e não sei se era o curso certo para mim. Não posso me inscrever no ProUni, pois estudei em escola pública e particular (sem bolsa integral). Agora trabalho como webdesigner para me sustentar, mas não vejo futuro nesta profissão. Gosto de todo tipo de Design, inclusive o de interiores. Sou muito criativa, mas não muito comunicativa. Gosto de estudar astronomia e línguas. Sou fluente em inglês. E agora? Farei 23 anos e estou perdida. Não consigo me descobrir.
Enviado por Anônimo

Comece identificando os focos de sua dificuldade. Um deles, comum à grande maioria dos brasileiros, é a viabilização econômica dos estudos. Se possível, busque conquistar os recursos econômicos necessários para sua formação: prepare-se bem para o vestibular de escolas públicas, dirija os recursos que você consegue para pagar mensalidades, procure bolsas ou o Fies (Financiamento Estudantil). Informe-se na página http://www.mec.gov.br.

Ao mesmo tempo, pesquise as profissões e as grades curriculares (acessando sites de universidades) dos cursos relacionados às áreas citadas como de seu interesse: Astronomia, Design, Tradutor, Letras, Decoração e outras correlatas como Arquitetura, Física etc.

O Guia do Estudante pode facilitar seu trabalho inicial de pesquisa, pois apresenta uma síntese das profissões e as organiza em grupos por proximidade de objetivos. Durante sua pesquisa, considere sua história de vida, seus interesses e o que você projeta para sua vida futura, além de suas habilidades já desenvolvidas.

Parte das qualidades que desenvolvemos são utilizadas apenas parcialmente em nossa profissão, assim como podem apenas se constituir como hobbies. O fato de você ser fluente em inglês pode levá-la a ser tradutora-intérprete ou pode agregar valor à sua atuação como decoradora. Ou pode apenas garantir-lhe boas leituras de livros em inglês. Vai depender de quanto você investirá nesta habilidade em seu projeto de vida.{

Continua após a publicidade

Mergulhe na tarefa de conhecer melhor as profissões e relacioná-las não apenas a suas habilidades, mas a um projeto de futuro que você construirá. Há muito a fazer. Mãos à obra!

– Guia de Profissões

– Guia de Profissões: Design de Interiores

– Guia de Profissões: Desenho Gráfico

– Guia de Profissões: Tradução e Interpretação

– Guia de Profissões: Astronomia

Continua após a publicidade
Publicidade