Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Minha mente é uma verdadeira bagunça criativa! Que carreira devo seguir?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49 - Publicado em 19 set 2012, 16h58

Tenho 14 anos. Parece cedo para pensar nisso, mas quero ir me preparando, me especializando em alguma coisa desde já. Sempre gostei de inventar coisas e sempre desenhei bastante, até aprender a escrever, com 6 anos. Foi quando comecei a criar historinhas, ler e assistir bastante ficção. Nunca fui bom em matemática, por causa da preguiça. Este é meu defeito. Mas sou grande fã de Infanto-Juvenis. Já escrevi fan fics de livros de que gosto, e queria ser escritor de ficção. Porém, queria estudar para uma profissão concreta, mas não sei o que escolher. Gosto muito de analisar, inventar, gosto de música e cultura. Muitos me chamam de Lunático ou Sonhador. Isso me chateia, pois vivo em mundos inexistentes. E não sei que carreira seguir. Preciso de ajuda.
Enviado por Miguel Euclides da Silva

Pela sua pergunta, você tem mesmo bastante energia para dedicar às reflexões sobre a escolha profissional! Importante e interessante seu envolvimento com o tema já aos 14 anos. Poder jogar com as opções sem o compromisso imediato de ter que marcar determinada opção no vestibular pode lhe permitir maior liberdade. Você tem bastante tempo para isso.

Você não precisa fazer cursos de especialização, mas pode tentar entrar em alguns meios para “sentir” o trabalho, conhecer mais possibilidades sem ter a obrigação de decidir imediatamente. Fazendo cursos rápidos, participando e acompanhando blogs, por exemplo.

Caso pretenda fazer um curso técnico (acoplado ao ensino médio) comece pesquisando as opções existentes na sua região par verificar se há algum que lhe interesse.

Inevitavelmente, em determinado momento, você precisará negociar com “este mundo”, a partir daqueles que denominou de inexistentes. Isso não significa que interesses atuais não possam encontrar soluções “concretas realmente”. Dê uma olhada em todas as profissões que o Guia do Estudante apresenta, e depois aprofunde informações sobre aquelas que lhe interessaram, sem pressa, mas com objetividade.

Leia mais:
Teste: Qual é o seu nível de criatividade?
Qual o curso ideal para quem tem muita criatividade?
Conheça as carreiras de Arte e Design

Continua após a publicidade
Publicidade