logo-ge

Moro no interior de Minas Gerais e temo que meus pais não permitam que eu estude em outra cidade.

Orientador profissional esclarece

Olá! O que devo considerar como mais importante na hora de escolher uma carreira? Moro no interior de Minas Gerais e temo que meus pais não permitam que eu estude em outra cidade. O que devo fazer? Além da dúvida sobre a escolha do curso, tenho muita dúvida sobre qual universidade cursar. Na cidade em que moro, temos Universidade Federal, contudo, não é oferecido um dos cursos que quero. Além de que, outras opções me parecem não apresentar oportunidades no mercado de trabalho na cidade. Obrigada.
Enviado por Natalie Rezende

Natalie, não há um fator apenas que pode ser considerado mais importante para a escolha profissional. As pessoas têm valores diferentes e ponderam de forma distintas as variáveis envolvidas neste processo. Perspectivas quanto a mercado de trabalho, expectativas familiares, reconhecimento social, entre outros elementos, participam desta “disputa”.

Quanto a seu temor, perguntamos: você já conversou abertamente com seus pais? Expôs seus receios, expectativas, interesses? Demonstrou seus conhecimentos quanto às perspectivas de mercado? Talvez vocês possam, em conjunto, esclarecer questões e elaborar soluções que permitam a construção de um projeto profissional e de vida mais sólido e tranqüilo.

Com diálogo e ponderação as decisões podem apontar para vários caminhos. Se de fato seus interesses vão na direção de ter que mudar de cidade, talvez seus pais compreendam e lhe apóiem, desde que você tenha muita clareza do que pretende.