logo-ge

Música ou Nutrição?

Orientador profissional esclarece

Olá, canto desde os dois anos de idade, tenho dois cd's gravados e acredito que a música já está no meu sangue. Porém.. no início do ano passado iniciei um curso de Nutrição.. curso técnico. Eu gostei muito, muito mesmo, mas não sei que ramo devo seguir. Música eu amo de paixão, mas acho que não tenho vontade de futuramente dar aulas de canto ou regência. Gosto muito da área da saúde e também de Letras, algo que tenha que escrever, ler. Me ajudem, não sei o que escolho.
Enviado por Raquel Reis

Você expressa com suas questões a dificuldade que é escolher uma profissão. Você reconhece uma habilidade em si, mas, pelo que indica, tem dúvida se pretende uma profissionalização na área.

Você não fala em tentar uma carreira de cantora e diz que não pretende ser professora ou regente. A nutrição aparece como possibilidade de algo que também já pode vivenciar por meio do curso técnico, e você diz que gosta muito também.

Por que dissemos no início da resposta que sua dúvida expressa a dificuldade de qualquer escolha? Porque, feliz ou infelizmente, a escolha não se dá entre alternativas boas e ruins ou entre certas e erradas, isto seria muito fácil de resolver. A escolha só existe quanto há alternativas “igualmente boas” e “igualmente certas”.

Aí está a dificuldade – só vivemos de fato uma situação de escolha quando nos deparamos com o seguinte pensamento: “se desse, faríamos todas as opções”.

Para realizar esta e qualquer outra escolha precisamos estudar bastante as alternativas que existem; precisamos pensar em nossa história pessoal além de olharmos a situação social, econômica e política que nos rodeia – em cima disso é que se pode tomar uma posição. A isto chamamos ATO DE CORAGEM.