Na Feira GE um time de orientadores para ajudar na carreira
Nosso especialista, Sílvio Bock, adianta algumas dicas
A Feira do Guia do Estudante sempre traz muitas atrações: palestras com convidados, visita aos estandes, oficinas para experimentar na prática as diferentes profissões, mas o que ainda atrai muitos estudantes são as incertezas em relação ao futuro profissional.
Por isso, um time de experts vem até a Feira falar sobre orientação vocacional e a escolha de uma carreira. Nosso especialista, Sílvio Bock, dá algumas dicas para aqueles que estão passando por essa fase:
É muito comum ouvir que o autoconhecimento é importante na hora de escolher uma profissão. Mas como os jovens podem se conhecer melhor durante essa fase?
Sílvio: Antigamente, as pessoas achavam que o autoconhecimento era um retrato estático da personalidade que jamais mudaria. Mas isso não é verdade. Na hora de parar para pensar quem somos nós vale a pena refletir sobre o que nos trouxe até o momento presente, quais experiências acumulamos, quais são nossas principais habilidade, como colocamos elas em prática, e, se ficamos felizes fazendo isso, ou não.
Esta reflexão nos ajuda a pensar e planejar quais habilidades precisamos ou gostaríamos de desenvolver para atuar em determinada área.
Como os testes profissionais podem ajudar nessa descoberta?
Sílvio: Eu sugiro que, em vez de testes, os alunos busquem processos de orientação profissional. Os testes vocacionais se propõem a fazer o retrato da personalidade das pessoas – e como disse antes, acho complicado, pois as pessoas não são retratos fixos, elas possuem muitas nuances. Além disso, os testes prometem algo que não podem oferecer: que é a indicação segura de um caminho profissional.
Processos de orientação profissional são conjuntos de atividades, baseados em fundamentos de ciências como psicologia, pedagogia, economia e sociologia, que ajudarão o jovem a refletir sobre muitos dos aspectos envolvidos e resultarão em escolhas profissionais mais consistentes e fundamentados que os próprios interessados irão tomar.
Como os estudantes podem se informar sobre os cursos e os locais de estudo em sua carreira?
Sílvio: Sempre recomendo que os alunos não tenham preguiça na hora de buscar informações e que busquem manuais e guias, pesquisem as grades curriculares das faculdades e conheçam o curso que elas oferecem. Algumas publicações como o Guia do Estudante, o RUF da Folha de São Paulo e as notas divulgadas pelo MEC também ajudam a entender melhor as avaliações. Assistir a entrevistas na internet, conversar com profissionais, visitar faculdades, participar de feiras de faculdades e profissões darão condições de desenvolver sue pensamento crítico que o ajudará a tomar a melhor decisão.
Conheça os especialistas em Orientação Vocacional que estarão na Feira GE
Sílvio Bock – Diretor do Nace Orientação Profissional, Silvio também responde à questões do canal de Orientação Profissional do Guia do Estudante, mas marcará presença na feira para dar palestras e conversar pessoalmente com os alunos.
Maria Stella Ribeiro Leite – Além de trabalhar como psicóloga clínica, Maria Stella atua na Colmeia Instituição a Serviço da Juventude há 20 anos, como orientadora vocacional e profissional.
Lucila Camargo – Jornalista de formação, Lucila foi diretora do Guia do Estudante, mas seguiu na área de Psicodrama decidindo se dedicar de perto à Orientação Profissional de jovens.
Quer participar? Inscreva-se já!