Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Não aguento mais trabalhar na frente do computador. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 11 jul 2014, 15h22

Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalho como programador há 3 anos, porem não estou conseguindo mais trabalhar na frente do computador. O que devo fazer?
Enviado por Felipe

Como analista de sistemas você sabe que sua real tarefa ocorre no ambiente em que já trabalha. Eventualmente você poderia investir no deslocamento para alguma área agregada, como o de vendas técnicas de softwares e sistemas. Neste caso, a realização de um MBA em marketing poderia ajudá-lo.

Procure identificar em que medida a natureza das tarefas atuais podem estar determinando seu esgotamento. Dizendo de outra forma, você considera que se as tarefas fossem de outro tipo – por exemplo, construções de layouts e lógica de entradas em páginas da internet, animação via computador, ou outras, você conseguiria encontrar maior satisfação? Procure pesquisar outras profissões da área da informática como designer multimídia.

Se estes não forem caminhos que minimamente lhe atraiam, faça uma reflexão dos motivos que o levaram a estar em sua atual profissão. Você a “escolheu”? Apenas deu continuidade a algum tipo de emprego que já tinha? Que interesses estavam presentes, se é que havia, para a profissão? Que outras profissões já haviam e porventura ainda passam por sua cabeça? Se realizasse uma nova escolha, qual seria sua estratégia (tempo, recursos, ingresso em um novo mercado) para alcançar este objetivo?

Avalie as alternativas e adote corajosamente uma delas – incluindo permanecer algum tempo mais na atual profissão. Você não está “pronto”, “finalizado”, definido”. Está sempre em constante construção. Portanto, mãos à obra!

Leia mais:
– Conheça as 13 carreiras de Ciências Exatas e Informática
– Os 4 melhores cursos de Sistema de Informação do Brasil

Continua após a publicidade
Publicidade