logo-ge

Não consigo emprego em Automação Industrial. Melhor mudar de área?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Me formei em Tecnologia em Automação Industrial e o mercado de trabalho para essa área está muito complicado, tenho pensado em mudar de área mas não sei se já é tarde para isso, tenho 23 anos. E agora, qual deve ser o próximo passo tendo em vista o atual mercado de trabalho?

Carolina Fernanda Cardoso Tavares

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá, Carolina, tudo bem?

Primeiramente, você só tem 23 anos = um mundo de possibilidades. Não se prenda tanto às convenções sociais que dizem que o certo é fazer a faculdade e já entrar na área de atuação. Muitas vezes é necessário dar alguns passos diferentes para chegar aonde se quer. Portanto, acredite, tudo é possível, até mudar de curso se você chegar a essa conclusão.

Mas antes disso, vamos aos fatos: todas as áreas que estão ligadas a algum tipo de tecnologia estão em alta. Por isso, tenho duas perguntas para você começar a pensar: será que você está procurando no lugar certo? Já fez pesquisas sobre as possibilidades de atuação e empresas possíveis?

Atualmente e ainda mais no futuro, todas as empresas só pensam em automatizar seus processos a fim de equilibrar seus custos internos. Por isso sua atuação é tão importante.

Verifique se você está atualizada em todos os possíveis softwares e tecnologias de ponta que estão em alta no seu mercado. Para que você se diferencie de todas as pessoas que se formaram com você, talvez você precise se destacar por habilidades e conhecimentos técnicos adicionais a sua formação básica. Além disso, invista em seu inglês, pois o idioma será imprescindível na hora da contratação. Veja se não há algo que está “faltando em seu currículo” depois de formada.

E por fim, invista em se divulgar, contando para todas as pessoas que você conhece, o que você gostaria de fazer como carreira. Até mesmo seu dentista precisa saber o que você faz. Vai que ele tem um paciente que trabalha numa indústria química?

Não subestime sua rede de contatos. E mesmo que você pense que ela é pequena, aproveite as redes sociais, principalmente o Linkedin para poder expandi-la.

Aprofunde-se em expandir sua rede de contatos para conquistar mais oportunidades de entrevistas de emprego.

Um abraço.

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).