logo-ge

“Não consigo passar no vestibular. O que faço?”

Orientador profissional esclarece

sofrendo-nos-estudos

Letí­cia pergunta: “Tenho 19 anos e por duas vezes seguidas fiz o vestibular e não consegui passar. Tenho estudado diariamente vendo videoaulas e fazendo diversos exercí­cios, mas me assusta muito que diversos amigos meus quase não estudavam e passaram e eu que estudei não passei. Isso pode ser alguma falta de concentração minha ou eu devo me dedicar redobradamente? Pretendo escolher o curso de pedagogia ou de psicologia. Devo focar em alguma matéria específica para esses cursos?”

Olá, Letícia!

Primeiro é importante você validar a sua rotina de estudos e reconhecer que está comprometida consigo mesma! Cada pessoa tem seu ritmo e sua forma para assimilar e aprender os conteúdos. O fato de que os seus amigos, conforme você relata, “quase não estudavam e passaram e eu que estudei não passei” não deve ser visto como uma “falha tua”. Deixe as comparações de lado, e foque em você!

O emocional – ansiedade –, quando vivenciado em um grau que ultrapassa o saudável, acaba comprometendo os momentos de estudos e o desempenho durante as provas. É compreensível e importante apresentar um grau de ansiedade, pois é demonstrativo do seu empenho para conquistar algo que deseja muito. Sendo visto/sentido assim, esse sentimento impulsiona você a estudar e se dedicar para conquistar seu projeto de futuro.

Referente aos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia, ambas as provas de ingresso (vestibulares e ENEM) não apresentam foco em alguma matéria específica. A dica é você focar também nas matérias em que apresenta mais afinidade, e não apenas naquelas que lhe apresentam maior dificuldade. Afinal, as provas são a soma de todas matérias!

logo-pro-univirsidade-cor
O Pró Universidade é um curso preparatório público para o Enem que atende 12 mil alunos presencialmente e online em todo Estado de Santa Catarina. Em 2015, conquistou 62% de aprovações nos principais vestibulares públicos do sul do Brasil.