logo-ge

Não estou feliz com o curso de Direito. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Sou estudante de Direito. Estou no sétimo semestre (era para estar no oitavo), mas não estou nada feliz! Acho que ja comecei errado: não escolhi um curso de que gostava e pensei na parte financeira – que hoje sei que é uma das piores. Entrei esperando gostar do curso, mas estou cada vez gostando menos. Não tenho vontade de seguir em frente e não larguei ainda porque fico pensando: “um ano jogado fora”, “dois anos jogados fora”… Agora são quase quatro anos! Só que agora estou pensando melhor: o que são quatro anos perto de uma vida profissional inteira frustrada? Gostaria de uma ajuda profissional sobre isso.

Enviado por Camila

A carreira em direito apresenta uma grande diversidade de inserções profissionais. Além de todas as áreas com as quais de alguma forma você já deve ter tido contato (comercial, tributário, criminal, cível, trabalhista, etc), há ainda a carreira jurídica (promotoria, defensoria pública, magistratura) e a possibilidade de ingresso na polícia civil ou federal como delegada.

Outras possibilidades se referem ao “deslocamento horizontal” (utilização dos conhecimentos desenvolvidos em áreas como comércio exterior, terceiro setor, análises de demandas sociais, especializações em relações internacionais ou outras áreas, colaboração em órgãos de imprensa).

Procure pesquisar estas e outras possibilidades de “adequar” o caminho já trilhado, aproximando-o de temas e práticas que possam mais lhe interessar. Se, depois disso você não encontrar soluções minimamente plausíveis, talvez seja a hora de enfrentar um novo momento de escolha. Sobre isso, procure outras respostas nesta sessão do Guia do Estudante

Leia mais:
– 13 carreiras que você pode seguir se fizer Direito
– Não gostei do curso de Direito. O que devo fazer?
– Quero fazer Direito, mas não quero ser advogada. E agora?