logo-ge

Não me sinto atraído por nenhuma área profissional. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Acabei de me formar no terceiro ano e acho que não gosto de nada. Pesquiso várias coisas e é como se nada realmente se encaixasse no meu perfil. O que faço?
Enviado por Isabela

O caminho mais adequado é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.

Procure fazer uma reflexão sobre si mesma: investigar seus gostos, suas características pessoais, resgatar sua história pessoal e os interesses que já apresentou na vida, habilidades já desenvolvidas; pense também no que deseja para sua vida, que projetos você já esboçou. Uma forma interessante de fazer isto é conversando com pais e amigos: peça a eles que expressem como a vêem.

O que você conhece sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade? Como funcionam as relações de emprego, o mercado de trabalho? Diante das atuais mudanças tecnológicas, que perspectivas se abrem para determinadas profissões? Estes também são elementos que podem auxiliá-la a construir opções.

Pesquise sobre as profissões, recorra a materiais informativos, como o Guia do Estudante, acesse sites que descrevam profissões, entreviste profissionais. Procure prestar atenção como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho via jornais, revistas e outras mídias. Isto poderá lhe ajudar a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.

Leia mais:
– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?
– Como escolher o futuro profissional?