logo-ge

Não me sinto confiante para cursar Engenharia. O que devo fazer?

Orientador profissional esclarece

Olá! Meu nome é Tiago e tenho 18 anos, com Ensino Médio recém-completado. Meu próximo passo é uma faculdade, só estou com uma dúvida muito grande e também com medo: devo tentar uma faculdade de Engenharia Mecânica? As escolas onde estudei me deram um ensino pouco qualificado para enfrentar uma faculdade e eu me acho incapaz de ser um engenheiro, porém muitos me dizem para tentar… O salário é ótimo. Eu tenho medo de investir dinheiro e tempo e não conseguir me formar. O que devo fazer? Será que eu tento, pelo menos?
Enviado por Tiago Campos

O curso de engenharia de fato exige do aluno muito empenho em disciplinas ligadas à matemática, como cálculo diferencial e integral, cálculo numérico, cálculo vetorial e geometria analítica. Alguns desses conteúdos são muito diferentes dos conteúdos da matemática que você já estudou até hoje.

Isso indica dois pontos: por um lado, o empenho e a dedicação as estas disciplinas deverão ser intensos, caso você opte por engenharia; por outro, considere que todos os alunos se defrontam com conteúdos que para si são inéditos. Portanto, este não é um obstáculo intransponível, mas exigirá esforços extras para sua superação: grupos de estudo, auxílio de colegas, maior número de horas dedicadas aos estudos extra-classe.

Cabe a você avaliar em que medida está disposto a tais esforços. Em sua pergunta você justifica sua possível escolha apenas pela possível remuneração que poderá conquistar. Você está considerando outros elementos, como interesses específicos em mecânica, máquinas e processos industriais? Resgatou sua história e os interesses por assuntos que poderiam se tornar base para a escolha? Que objetivos você pensa atingir pessoal e socialmente com a profissão que virá a exercer? Que outras profissões podem fazer parte de suas opções? Qual a remuneração possível que elas poderiam proporcionar?

Considere, portanto, o maior número de variáveis neste momento de escolha e pesquise-as profundamente para que ela seja realizada da forma mais consciente possível. Consulte outras respostas desta seção para mais indicações de como fazer isso.

Leia mais:
– Insegurança na escolha da profissão, o que fazer?
– Estou em dúvida entre muitas carreiras. Será que meu problema é insegurança?
– Será que sou boa o suficiente para cursar Medicina?