Meu nome é Henrique, tenho 19 anos e pretendo começar minha faculdade este ano. Gosto muito de fazer exercícios, me alongar e ter uma boa alimentação. Estou com duvida de qual curso escolher, pois sou gago e principalmente em ocasiões de lidar com o desconhecido sempre piora. Estou eliminando opções que lidam diretamente com o publico ou atendimento direto. Estava pensando em Nutrição, porém assisti a alguns vídeos e não gostei muito. Vi também Engenharia Ambiental, pois me preocupo muito com os problemas ambientais, porém após ver a grade curricular também não me interessei muito, pois nunca me dei muito bem com química. Gosto muito de escrever e ler, e não gosto muito de tarefas cotidianas repetitivas. Quais opções os senhores me indicam?
Enviado por Henrique
A escolha de uma carreira profissional não deve estar ligada somente a fatores que pareçam indicar ser ela a mais “adaptada” a supostos limites de quem escolhe. Alguém pode muito desejar cuidar de pessoas salvar vidas como médico, mesmo não conseguindo lidar com situações que envolvam sangue. Há meios para superar tais limitações, inclusive por meio da ajuda de especialistas quando é o caso.
Considere que você está no início do processo de escolha profissional, ou seja, observando todo o universo das profissões possíveis. Comece por pesquisar a descrição de cada uma delas – você pode contar com a ajuda da publicação do Guia do Estudante para isso. Descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses, mas não porque elas pareçam inadequadas diante de sua dificuldade com a fala.
Avance e busque avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia.
Busque então se informar sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias. Considere que o trabalho é remunerado de acordo com a qualificação profissional, bem como pelo poder econômico de quem contrata os serviços do profissional qualificado.
Como você pode perceber, escolher uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões que expusemos e sobre outras muitas (observe outras tantas respostas deste site).
Depois de refletir sobre você mesmo, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões (o que exige muita pesquisa), haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que você correrá com confiança.
Segue uma sugestão de filme para você assistir e refletir sobre, se é que ainda não viu. Chama-se “O discurso do Rei”, com Colin Firth. É a história real de um rei da Inglaterra que gaguejava muito e sua luta para superar esta dificuldade, principalmente diante da necessidade de enfrentamento de uma guerra mundial. Note que neste caso não escolha houve, pois já “nasceu” para reinar um dia.
Você pode também pensar em enfrentar sua questão procurando um profissional da Fonoaudiologia que tem desenvolvido métodos satisfatórios para minorar problemas da fala.