Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Não sei se escolho medicina. Como ter certeza?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 29 jan 2010, 14h55

Sou introspectiva, mas gosto de ter contato com pessoas, principalmente para ajudá-las. Acho que medicina me faria sentir que sou útil para as pessoas. Mas a duração do curso, de oito anos, me faz ter receio de escolhê-lo. Além disso, não gosto da previsibilidade da escolha, parece que escolhi só porque é tradição. Moro no interior e aqui quem é bom aluno faz Medicina ou Direito. O que devo fazer?
Enviado por Anônimo

Se você abraçar uma profissão levando apenas em conta a tradição, podemos dizer que sua escolha está pautada em poucas “determinações”. Agora, se a partir de uma tradição você refletir profundamente e tornar a tradição uma verdade para você, pode ser uma ótima decisão. Negar uma profissão só porque ela é tradicional é tão perigoso quanto escolhê-la para acompanhar a tradição.

O curso de Medicina é o mais longo de todas as formações universitárias. São seis anos num curso de período integral e é aconselhável buscar uma residência que dependendo da área pode levar mais uns quatro anos.

Você aparenta conhecer o trabalho do médico, mas seria interessante aprofundar seus conhecimentos sobre a profissão. Leia tudo o que puder sobre ela e converse com profissionais do ramo. Analise a grade curricular das faculdades de Medicina das instituições onde você quer estudar. Além disso, olhe todas as opções de graduação para saber alguma outra lhe interessa.

– Guia de Profissões

– Guia de Profissões: Medicina

Continua após a publicidade
Publicidade