logo-ge

Não sei se os testes indicam a carreira certa. Como ter segurança?

Orientador profissional esclarece

Estou terminando o segundo ano do ensino médio e ano que vem terei que fazer o vestibular. Sei que ainda tenho tempo, mas não tenho ideia do que fazer. Os testes vocacionais sempre dão na área de artes, mas sei que não teria apoio pra fazer esse tipo de curso. A área é muito concorrida e para conseguir um emprego bom e desejado teria que me mudar pra longe. Moro no Mato Grosso do Sul (MS) e não acredito que temos boas opções pra essa área. Queria muito me sentir segura e saber o que fazer. Obrigada.
Enviado por Anônimo

Pois é, os testes vocacionais não nos dão respostas seguras. Há pessoas que seguem os resultados dos testes e depois os culpam pela frustração de suas expectativas. Vamos então tentar um novo começo.

Seu desejo de permanecer perto de sua família, não correr riscos em uma nova cidade, ter um pouco mais de garantia quanto a sua empregabilidade no futuro são alguns elementos importantes que você sinalizou em sua pergunta.

Nossa sugestão é que você construa sua segurança. Como? Tome os resultados dos testes que fez apenas como referência. Considere também aquilo que é importante para você, o que realmente tem valor para sua vida. Investigue carreiras que possam lhe oferecer o maior número de “vantagens”, baseando-se em sua história de vida, em seus valores pessoais (como prestígio, remuneração, reconhecimento social, contribuição social, prazer, segurança). Nenhum teste nem ninguém escolhe por nós nosso futuro, não é mesmo?