logo-ge

Não sou boa em Química. Posso cursar Engenharia Ambiental?

Orientador profissional esclarece

Quero cursar Engenharia Ambiental, mas não sou boa em Química. Devo trocar para outra engenharia ou tentar mesmo assim?
Enviado por Larissa

A Engenharia Ambiental tem como meta central promover condições gerais de manutenção das condições ambientais por meio de técnicas específicas, principalmente lidando com refugos e subprodutos derivados de processo industriais ou orgânicos. Pode trabalhar ligado a indústrias e empresas de setores diversos, como de tratamento de água e esgoto ou qualquer indústria que promova a produção de resíduos que possam impactar o meio ambiente.

Realiza também estudos de impactos ambientais determinados por construções de estradas e barragens, pela ocupação de regiões de mananciais de águas e certificações de empresas de acordo com a legislação ambiental.

A origem histórica dos cursos de Engenharia Ambiental é a Engenharia Sanitária. O conteúdo do curso é diversificado, incluindo uma carga de Química talvez menor do que possa parecer de início. Como toda engenharia, há uma carga densa de disciplinas ligadas a cálculo, mescladas com geologia, legislação ambiental, matérias ligadas à engenharia civil como estruturas e hidráulica e topografia e mesmo ligadas à biologia.

Para conhecer as matérias e os conteúdos estudados acesse este link, que apresenta a grade do curso da USP. Além dessa pesquise outras grades curriculares das faculdades que oferecem a opção. Procure refletir sobre os motivos que a levaram a esta escolha de forma a poder avaliar quanto poderá despender de esforços para superar eventuais desafios.