Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Novos hábitos de saúde remodelam o mercado da Nutrição

Professora da Unip fala a respeito da carreira de nutrição

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 23 ago 2015, 12h49

Muita gente relaciona o curso de Nutrição com o preparo de dietas e à questão do emagrecimento, mas a palestra da professora Silvana Ferraz Ayrosa da Universidade Paulista, UNIP, abordou os novos direcionamentos das carreiras de Nutrição.

Para, o trabalho do nutricionista hoje está muito mais ligado ao resgate do prazer de comer alimentos saudáveis do que a questões estéticas ligadas às dietas milagrosas. “Os resultados das pesquisas sobre a saúde do brasileiro já mostram os primeiros efeitos de décadas de alimentação industrializada e massificada. De tantos acidulantes, edulcorantes e outros compostos químicos, as pessoas estão perdendo o paladar para os alimentos de verdade, o que tem comprometido a saúde geral da população”.

E sobre a definição de alimento de verdade, Silvana esclarece. “Se você tem algum dúvida sobre o que é alimento de verdade, pergunte a seus avós. Os mais velhos tem uma relação bastante intuitiva e saudável com os alimentos”.

Para a nutricionista, o papel mais importante do nutricionista está em reestabelecer a conexão do que comemos com o funcionamento nosso corpo “Alimento não é algo que só está ali para matar a fome. Muitas das moléculas que ingerimos passam a constituir nosso próprio corpo. O bife que comemos no almoço, se torna nosso próprio músculo, a batata vira a fonte de energia para o nosso cérebro e assim por diante”, explica.

Por isso, Silvana enfatiza que dentro do estilo de vida cada vez mais acelerado e sedentário das grandes cidades, é fundamental que os profissionais de nutrição ajudem os pacientes a reestabelecerem essa conexão com os alimentos, conscientizando-os sobre sua importância e função. “Aconselho que todos antes de comer passem a prestar atenção nos alimentos: suas cores, cheiro e formas. Ao mastigar, tentem observar a textura, a dureza, a crocância. Assim, ficamos cada vez mais conscientes sobre o que comemos”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Segundo Silvana, os primeiros sinais dessa desconexão são as doenças alimentares: bulimia, anorexia, compulsões alimentares, sobrepeso, entre outros. “O profissional de Nutrição hoje tem hoje um papel fundamental na reeducação alimentar e prevenção de doenças, não encarando a alimentação como um remédio ou mal necessário, mas sim fazendo com que as pessoas se reencontrem com suas comidas e tradições alimentares, e reconheçam o prazer de comer bem”.

Quer participar da Feira? Ainda dá tempo. Inscreva-se aqui!

Se quiser saber a programação completa, clique aqui.

Publicidade
Novos hábitos de saúde remodelam o mercado da Nutrição
Mundo do Trabalho
Novos hábitos de saúde remodelam o mercado da Nutrição
Professora da Unip fala a respeito da carreira de nutrição

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.