logo-ge

Nutrição ou Estética, em qual eu ganharia mais dinheiro? Qual a melhor profissão?

Orientador profissional esclarece

Tenho uma dúvida enorme sobre isso, não sei escolher entre uma das duas profissões. Se eu fizesse Nutrição abriria um restaurante, se escolhesse Estética abriria uma clínica. Em qual eu ganharia mais dinheiro? Qual a melhor profissão?
Enviado por Stephanie

Stephanie, da maneira como você se colocou, não é possível identificar quanto você conhece das profissões que representariam sua dúvida.

Parece que sua preocupação maior é quanto a expectativas financeiras ou que seu interesse maior é pela área de gestão e empreendedorismo. Por exemplo, você já pesquisou profissões que se relacionam mais diretamente à gestão de organizações, como administração de empresas, engenharia de produção, economia, produção editorial?

Por outro lado, as duas profissões se relacionam aos cuidados, à assistência a outras pessoas, tais como medicina, serviço social, psicologia, entre outras. Temos também que a formação em nutrição não indicaria necessariamente um desdobramento possível na gestão de um restaurante (por exemplo, um curso de gastronomia ofereceria maiores possibilidades nesse sentido).

Quanto ao mercado, especialmente no que se refere à montagem de um negócio próprio, há muitas variáveis: capital disponível para iniciá-lo, localização, estratégias de divulgação, construção de uma carteira de clientes, nichos específicos a serem explorados (que você descobre ao longo do curso e do próprio exercício profissional), rede de contatos sociais, entre outras.

Temos também que as condições para um negócio prosperar variam ao longo do tempo em função, por exemplo, de demandas sociais e de movimentos da economia. Procure se informar, por exemplo, com proprietários de empresas dos setores citados, em órgãos como o SEBRAE, com professores e profissionais das áreas de administração, marketing, economia.

Você já pensou sobre tais questões? Quais os interesses que a levaram às duas opções de sua pergunta? Talvez ao refletir sobre isso, novas opções apareçam, o que pode parecer ruim; porém, se ao considerar um maior número de variáveis, você terá chance de realizar uma escolha mais consciente.