logo-ge

O campo de trabalho para Enfermagem oferece tantas oportunidades como o de Medicina?

Orientador profissional esclarece

Estou pensando em fazer Enfermagem e gostaria de saber se o campo de trabalho para é bom, ou seja, se existem vagas disponíveis no mercado e se é uma área carente de profissionais como a Medicina.
Enviado por Roberto

O curso de Enfermagem é composto de conteúdos ligados ao amparo de pacientes com necessidades de várias ordens e voltadas para a saúde em geral, com disciplinas que passam por administração de medicamentos, cuidados com usuários de drogas, obstetrícia, stress, prevenção a infecção hospitalar.

O enfermeiro faz parte de uma equipe multiprofissional que envolve médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e ainda outros que atuam junto aos pacientes.

Ainda no Brasil o profissional da Medicina é mais valorizado do que todos os outros profissionais de saúde, mas isto vem se modificando, mas ainda de forma muito lenta, ao longo do tempo.

O enfermeiro encontra maiores oportunidades associando-se a hospitais, clínicas, instituições de cuidados a idosos; são poucos os enfermeiros autônomos, que se vinculam diretamente a clientes que precisam de acompanhamento em suas próprias casas.

O mercado é variável de acordo com a região: a maior parte das vagas encontra-se na região sudeste, mas há falta de profissionais em outras regiões (o que indica que há campo de trabalho nestas regiões). A possibilidade de colocação também varia de acordo com a área de especialização: neonatal, obstetrícia, pediatria, psiquiatria.

Procure informações junto ao Conselho Regional de Enfermagem (encontre o da sua região no site do Conselho Federal) e no Sindicato dos Enfermeiros de seu estado (que você encontra facilmente via sites de procura).

Leia mais:
– TESTE: Enfermagem é o que eu quero?
– É possível fazer pós-graduação em Medicina sendo formado em Enfermagem?