logo-ge

O curso de Farmácia tem um futuro promissor no Brasil?

Orientador profissional esclarece

Existe alguma possibilidade de não haver áreas de atuação para um farmacêutico industrial, por exemplo?
Enviado por Gabrielle Lucena

A industria farmacêutica no Brasil passou por duas fases. Até o final da década de 1990 havia o predomínio das multinacionais. A partir disso, com o advento do remédio genérico, a indústria brasileira se desenvolveu e cresceu. Agora, inicia-se uma nova fase com o desenvolvimento dos medicamentos da biotecnologia.

 Algumas indústrias farmacêuticas multinacionais estão se instalando no país para a produção desses novos remédios. Portanto, nada indica que haverá diminuição nas áreas de atuação do profissional em Farmácia. Não se pode esquecer, no entanto, que o mercado de trabalho varia segundo a economia e a política regional, nacional e internacional.

Além da possibilidade de um farmaceutico-bioquímico atuar na industria, o profissional tem um campo de atuação mais amplo, que deve ser conhecido: Análises clínicas e toxicológicas, Área ambiental, Atenção farmacêutica, Biologia molecular, Cosmetologia, Farmácia clínica, Farmacovigilância, Medicamentos, Pesquisa clínica, Vendas, Vigilância sanitária.

Leia mais:
– Farmácia – Na Real
-Será que faço Farmácia ou Biomedicina?

– Eu sei fazer revisão final para o vestibular?