logo-ge

O engenheiro químico pode desempenhar as funções de um químico?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber se um engenheiro químico pode desempenhar as funções de químico, como experimentos e trabalho em laboratório no geral. Ao conversar com um engenheiro da área, ele me disse que o campo da engenharia é bem mais vasto, que eu teria uma visão mais ampla de tudo. Mas ainda estou na dúvida.
Enviado por Giovanna

É grande a variedade de setores que necessitam da atuação de profissionais ligados à realização de transformações químicas. O parque industrial brasileiro bem desenvolvido e as perspectivas de ampliação em área diversas como a de petróleo e gás, têxtil, de desenvolvimento de materiais básicos, de aditivos na indústria alimentícia apresentam boas perspectivas para os profissionais desta área, como o químico e o engenheiro químico.

>> Química ou Engenharia Química?

O bacharelado em Química (também denominado Química Industrial ou Química Tecnológica) tem como foco a realização de experimentos, análises e controles de produtos químicos, principalmente em laboratórios. Pode também projetar instalações industriais e realizar a manutenção de equipamentos.

>> Teste: Engenharia Química é a melhor escolha?

O engenheiro químico trabalha com processos químicos em grande escala, dimensionando equipamentos, projetando procedimentos e acompanhando as etapas da produção. Sua atuação diretamente no processo de experimentação e condução das atividades em laboratórios não é comum, ficando esta a cargo do químico.

Para conhecer melhor as diferenças entre os cursos consulte as disciplinas que compõem suas grades curriculares da Escola Politécnica e do Instituto de Química, ambos da Universidade de São Paulo.